Julho Verde
Sinais do câncer de cabeça e pescoço podem começar pela boca
Saúde | 14 de Julho de 2025 as 15h 21min
Fonte: Carlos Aburad

Feridas que não cicatrizam, manchas brancas ou avermelhadas na boca, nódulos no pescoço e dificuldade para engolir são sintomas, muitas vezes ignorados, que podem ser os primeiros sinais do câncer de cabeça e pescoço — o quinto mais comum entre os brasileiros. Durante o Julho Verde, celebrado no dia 27 como o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, especialistas reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a previsão para 2025 é de 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. Quando se inclui o câncer de pele tipo melanoma na região, esse número chega a 48.530 casos. O cenário é preocupante: cerca de 80% dos tumores são diagnosticados tardiamente. “Isso reduz significativamente a eficácia do tratamento”, alerta o médico patologista Carlos Aburad. “A maioria dos tumores poderia ser identificada mais cedo se houvesse mais informação e atenção aos sinais iniciais.”
A doença atinge diversas regiões da cabeça e pescoço, incluindo boca, faringe, laringe, glândulas salivares, tireoide e seios da face. “Entre os principais fatores de risco estão o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a infecção pelo vírus HPV e a exposição solar sem proteção nos lábios”, afirma Carlos Aburad.
De acordo com o médico Rogério Leite, cirurgião oncológico, em casos de câncer de tireoide, muitas pessoas esperam ter sintomas específicos para, então, procurar orientação médica. “Mas o câncer de tireoide pode ser silencioso. Muitas vezes, o paciente tem um nódulo com crescimento lento e nem desconfia que pode estar com esse tipo de câncer”, alerta.
De acordo com o cirurgião oncológico, os sintomas são: rouquidão, dificuldade para engolir e alterações da voz. Entretanto, diz ele, esses sintomas apenas aparecem em estágios já avançados. Rogério Leite afirma que o câncer de tiroide, quando descoberto precocemente, tem chances de até 98% de cura com cirurgia. “Normalmente, nesses casos não se faz radioterapia nem quimioterapia”, explica.
Segundo o dentista Arlindo Aburad, doutor em Patologia Bucal pela USP, o câncer de boca é um dos mais visíveis — e por isso o autoexame e as visitas regulares ao dentista são fundamentais. “A cavidade bucal permite que a própria pessoa perceba alterações. Feridas que não cicatrizam em 15 dias, mudanças na coloração da mucosa, dor persistente e mobilidade de dentes sem motivo aparente são sinais de alerta que precisam ser investigados com urgência”, detalha.
O câncer de boca, especificamente, tem previsão de 15.100 novos casos em 2025, com maior incidência entre os homens (72% dos diagnósticos), de acordo com o INCA. Apesar dos sintomas mais aparentes, o câncer de boca ainda é uma das neoplasias mais negligenciadas no país, segundo Arlindo Aburad. “Quando identificado no início, o tratamento costuma ser menos agressivo e mais eficiente. Por isso, a conscientização é tão importante quanto o próprio tratamento”, reforça.
Além do autoexame, ele recomenda uso diário de protetor nos lábios, parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas em excesso, manutenção de higiene bucal, com check-ups odontológicos regulares, e busca de atendimento ao notar qualquer anormalidade na região da boca, garganta ou pescoço.
O Julho Verde é promovido, anualmente, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e mobiliza profissionais da saúde, pacientes e instituições em todo o Brasil.
Notícias dos Poderes
Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07SES confirma primeira intoxicação por metanol em MT e vítima está cega
22 de Outubro de 2025 as 20h58Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras
Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso
22 de Outubro de 2025 as 14h30Prefeitura de Sinop leva vacinação e pesagem do Bolsa Família ao Residencial Nico Baracat neste sábado (25)
22 de Outubro de 2025 as 11h49SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Equipe de Cuiabá viajou para Sinop para realizar captação de dois rins e duas córneas, que vão salvar a vida de quatro pacientes
20 de Outubro de 2025 as 19h29Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas
20 de Outubro de 2025 as 14h01Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24