Políticas de saúde
SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
Saúde | 08 de Setembro de 2025 as 07h 38min
Fonte: Ses MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), realiza um seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde (APS). Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, o evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O público-alvo deste evento são gestores e técnicos estaduais do nível central dos 16 Escritórios Regionais de Saúde, gestores municipais, técnicos de saúde, profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e representantes do Ministério da Saúde. As inscrições podem ser feitas até terça-feira (09.9) através deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflaaV8ouA1yO0mhCp9q4sVVKK8pt_p_gQqIHfYBVkF0vAHXA/viewform?usp=header.
O seminário tem como objetivo apresentar e debater as prioridades da Atenção Primária no âmbito da gestão federal, em diálogo com as referências estaduais e municipais de Mato Grosso.
Neste evento, serão apresentados os novos indicadores do componente de qualidade do financiamento Federal da Atenção Primária à Saúde, bem como a apresentação das boas práticas dos indicadores no sistema de informação.
A coordenadora de Atenção Primária da SES, Regina Paula de Oliveira, destacou a importância do seminário para o atual cenário do estado.
“Este seminário é uma oportunidade fundamental para fortalecermos a Atenção Primária à Saúde em Mato Grosso. Discutir os novos indicadores de qualidade e os critérios de financiamento nos permite alinhar estratégias, qualificar a gestão e melhorar os serviços ofertados à população. Além disso, o evento promove a integração entre gestores, técnicos e profissionais da APS, favorecendo a troca de experiências”, destacou.
Confira a programação
Na quarta-feira (11), o evento acontecerá das 8h às 17h, com pausa para almoço das 12h30 às 14h. Neste dia será realizada a abertura do evento com o café da manhã e credenciamento dos participantes. Ao longo do dia serão debatidos os temas “Apoio estadual aos municípios na indução das boas práticas”, “Atenção Primária nos Territórios: equidade, vínculo e qualidade no cuidado”, “Gestão e Cuidado: conhecendo o Siaps” e “Gestão e cuidado: navegando o e-SUS APS” e atendimento a gestores (em paralelo).
Já na quinta-feira (12), o evento acontecerá das 8h às 16h, com pausa para o almoço das 12h30 às 14h. Neste dia será discutido temas como Boas Práticas na Saúde da Família, Boas Práticas na Atenção à Saúde Bucal e atendimento a gestores (em paralelo).
Notícias dos Poderes
Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07SES confirma primeira intoxicação por metanol em MT e vítima está cega
22 de Outubro de 2025 as 20h58Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras
Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso
22 de Outubro de 2025 as 14h30Prefeitura de Sinop leva vacinação e pesagem do Bolsa Família ao Residencial Nico Baracat neste sábado (25)
22 de Outubro de 2025 as 11h49SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Equipe de Cuiabá viajou para Sinop para realizar captação de dois rins e duas córneas, que vão salvar a vida de quatro pacientes
20 de Outubro de 2025 as 19h29Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas
20 de Outubro de 2025 as 14h01Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24