Alerta
Casos de gripe em MT registram aumento e índice de vacinação entre grupos prioritários é baixo
Saúde | 02 de Junho de 2025 as 10h 31min
Fonte: Secom -MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta a população e as prefeituras para a baixa vacinação contra a influenza, mais conhecida como gripe, entre os grupos prioritários (crianças, idosos e gestantes) e estratégicos.
Segundo dados da SES, a cobertura vacinal do público prioritário está em apenas 26%, tendo sido aplicadas 363.156 doses em Mato Grosso.
A SES orienta que crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos e gestantes compareçam às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para garantir a imunização antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios.
A vacinação contra a gripe tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, além de ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Precisamos do empenho dos gestores municipais para que a gente possa ampliar de forma substancial a cobertura vacinal em Mato Grosso. Pais, levem seus filhos para vacinar. Idosos, gestantes e pessoas que integram o público elegível, vacinem-se!”, alertou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Além do grupo prioritário, são elegíveis para a vacinação pessoas dos grupos estratégicos: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais da força de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
A SES já distribuiu 1.117.750 doses aos municípios, mas vale ressaltar que a responsabilidade pela aplicação das vacinas é das gestões municipais.
O superintendente de Vigilância em Saúde em substituição, Marcos Roberto Dias, destaca a atuação do Estado na orientação dos municípios para a imunização contra a gripe.
“A vacinação contra a gripe está disponível no SUS para os grupos prioritários e estratégicos. Além de termos distribuído as doses e prestado orientações às gestões municipais, a SES tem divulgado as ações que precisam ser executadas pelos municípios, na medida em que monitora a cobertura vacinal”, informou.
Marcos ainda enfatizou que, no momento, a vacinação não será ampliada para outros públicos em Mato Grosso. “Em conversa com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), nós entendemos que Mato Grosso ainda não tem capacidade para fazer a ampliação da vacinação contra a gripe, pois atingimos muito pouco o nosso público-alvo prioritário e não recebemos 100% das doses ainda”, explicou.
Dados da SES apontam que o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiu de 1.085, de janeiro a maio de 2024, para 1.290, de janeiro a 27 de maio de 2025, uma alta de 18%.
Notícias dos Poderes
Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07SES confirma primeira intoxicação por metanol em MT e vítima está cega
22 de Outubro de 2025 as 20h58Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras
Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso
22 de Outubro de 2025 as 14h30Prefeitura de Sinop leva vacinação e pesagem do Bolsa Família ao Residencial Nico Baracat neste sábado (25)
22 de Outubro de 2025 as 11h49SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Equipe de Cuiabá viajou para Sinop para realizar captação de dois rins e duas córneas, que vão salvar a vida de quatro pacientes
20 de Outubro de 2025 as 19h29Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas
20 de Outubro de 2025 as 14h01Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24