Descentralização
Expansão da Inpasa mira demanda por etanol de milho nas regiões Norte e Nordeste
Rural | 11 de Setembro de 2025 as 09h 03min
Fonte: Isto é

A produtora de etanol Inpasa vai se concentrar em impulsionar a demanda em regiões como o Norte e o Nordeste do Brasil, à medida que busca descentralizar a oferta do biocombustível, disse o vice-presidente de trading da empresa, Gustavo Mariano Oliveira.
Embora o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar tenha dominado por muito tempo a produção e o uso de biocombustíveis na região Sudeste mais desenvolvida do Brasil, inclusive no principal Estado consumidor de combustível, São Paulo, a Inpasa produz principalmente etanol a partir do milho na região central do Brasil.
O milho está impulsionando o aumento da produção de etanol, mesmo com a estagnação do crescimento do combustível à base de cana-de-açúcar. De acordo com o governo brasileiro, espera-se que o etanol à base de milho cresça mais de 60% entre 2025 e 2035, atingindo 16,3 bilhões de litros.
“É justamente a gente conseguir descentralizar os polos de oferta de etanol no Brasil e conseguir trazer o máximo de biocombustível para dentro do ciclo Otto, que é o ciclo de consumo para motores leves no Brasil”, disse Oliveira em uma entrevista na terça-feira.
No final do mês passado, a Inpasa disse que se uniria ao grupo agrícola Amaggi, um dos principais processadores e exportadores de grãos do Brasil, para construir pelo menos três usinas de etanol de milho no Estado do Mato Grosso.
No entanto, a Inpasa não está contando apenas com o milho para expandir o etanol no Norte e Nordeste do Brasil, disse Oliveira, acrescentando que o sorgo já está sendo usado pela empresa.
A natureza mais resistente do sorgo o torna uma alternativa adequada em regiões com maiores flutuações climáticas, acrescentou.
“É uma ideia complementar, principalmente baseada em regiões onde você tem uma diversidade climática diferente da estabilidade climática que você tem no Centro-Oeste brasileiro”, disse ele.
As operações da Inpasa no Paraguai, onde começou com a produção de etanol de milho, conseguiram economizar 92% de gases de efeito estufa, tornando seu etanol uma opção atraente para compradores que buscam opções de combustível mais ecológicas, disse Oliveira.
“Eu acredito sim que nós vamos exportar bastante etanol aqui do Brasil, não só de milho, mas de cana também. O etanol sul-americano deve estar cada vez mais em voga nos outros mercados mundiais.”
Notícias dos Poderes
Produção de soja é estimada em 178,5 milhões de toneladas pela Abiove
Volume representa um crescimento de 3,9% sobre a produção estimada para 2025
23 de Outubro de 2025 as 09h12Renegociação de dívidas rurais com juros livres terá IOF de 0,38%
Operações da linha do BNDES, que repassará R$ 12 bilhões em recursos públicos, serão isentas
23 de Outubro de 2025 as 10h10China zera importação de soja dos EUA e aumenta compras do Brasil em setembro
22 de Outubro de 2025 as 10h27Governo amplia prazo para georreferenciamento em propriedades rurais
Decreto prorrogou por mais quatro anos o prazo limite para a exigência de certificação de georreferenciamento
22 de Outubro de 2025 as 08h22Com liderança do Mato Grosso, plantio da soja avança no Brasil — mas La Niña entra no radar
Cerca de 24% da área estimada para a safra 2025/26 já havia sido semeada, segundo levantamento da consultoria agrícola AgRural
21 de Outubro de 2025 as 08h05Com tarifaço, exportações do Estado crescem em setembro
20 de Outubro de 2025 as 11h29STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos
Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS
17 de Outubro de 2025 as 09h05Desmatamento para abrir pasto cresceu mais que produção de carne em quatro anos
A área total desmatada no país relacionada à abertura de pastagens subiu 36% entre 2020 e 2023
16 de Outubro de 2025 as 11h14