Medicinal
TJ derruba lei que obrigava Prefeitura em MT a fornecer cannabis
Desembargadores reconheceram que a ausência do estudo de impacto compromete a validade da lei
Política | 07 de Julho de 2025 as 12h 30min
Fonte: Mídia News

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declarou inconstitucional uma lei municipal de Lucas do Rio Verde, que previa a distribuição de cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A decisão foi unânime e seguiu o voto do relator, desembargador Hélio Nishiyama.
A ação foi proposta pelo prefeito Miguel Vaz (Republicanos), sob o argumento de que a norma, de iniciativa parlamentar, criou despesa pública sem a devida estimativa de impacto orçamentário e financeiro, exigência prevista no artigo 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).
O relator rejeitou a alegação de vício de iniciativa, citando entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que normas que geram despesa, mas não alteram a estrutura administrativa ou o regime jurídico dos servidores, não invadem a competência exclusiva do Executivo. No entanto, reconheceu que a ausência do estudo de impacto compromete a validade da lei.
Com base em jurisprudência do STF e de outros tribunais estaduais, o TJMT concluiu que a norma violou exigência constitucional de planejamento orçamentário e transparência fiscal, razão pela qual foi declarada inconstitucional.
"Por outro lado, é certo que a norma em análise cria despesa à Administração Pública Municipal, tendo em vista que estipula a obrigação de dispensação de medicamentos pela rede de saúde municipal", escreveu o relator.
"Em termos práticos, o estudo de impacto financeiro serve para demonstrar que as novas obrigações legais atribuídas à administração pública, a exemplo da dispensação de medicamentos pelo SUS, foram cuidadosamente avaliadas quanto à sua viabilidade orçamentária, evitando surpresas que possam comprometer a estabilidade das contas públicas. Assim, a falta do referido estudo inevitavelmente acarreta a inconstitucionalidade do ato normativo".
A cannabis medicinal tem sido utilizada para diversos tipos de terapias, como em casos de dor crônica, epilepsia, esclerose múltipla, ansiedade e depressão, entre outras.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27