Briga de família
Riva nega uso de caixa 2 por campanha de Janaina e denuncia ameaças feitas pela esposa do irmão
Política | 13 de Maio de 2025 as 19h 21min
Fonte: O documento

ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva, divulgou uma declaração pública nesta terça-feira (13) em resposta ao vídeo publicado por seu irmão, Antônio Riva, conhecido como Priminho, que acusou a campanha eleitoral da deputada estadual Janaína Riva (MDB) de 2014 de ter utilizado a conta bancária de sua esposa para movimentações financeiras não declaradas.
A polêmica teve início com a publicação de um vídeo por Antônio Riva nesta terça-feira (13), no qual ele afirmou que a conta bancária de sua esposa foi utilizada para movimentações financeiras não declaradas durante a campanha de 2014 de Janaína Riva — quando a parlamentar foi eleita pela primeira vez. As alegações rapidamente ganharam repercussão nas redes sociais e geraram reação imediata de José Riva.
Em tom de desabafo, José Riva refutou categoricamente as alegações, classificando-as como "uma mentira deslavada", e lamentou a exposição pública da crise familiar. “Meu irmão, eu não posso manter um relacionamento baseado em chantagem e extorsão. Tenho um compromisso com a verdade e com a justiça”, afirmou Riva em áudio compartilhado nas redes sociais.
O ex-deputado também se dirigiu diretamente a Priminho, dizendo estar profundamente triste com a situação e reiterando que sempre procurou ampará-lo, inclusive oferecendo cuidados médicos e hospedagem. “Reitero o convite que fiz para você morar na minha casa. Ia cuidar de você até o final da vida. Mas a sua esposa, de fato, nós não podemos mais aceitar”, disse.

Segundo José Riva, os problemas familiares se intensificaram após ele alertar o irmão sobre condutas inadequadas da esposa de Priminho, o que teria desencadeado acusações e conflitos. Riva afirma que, em determinado momento, a cunhada teria ameaçado a própria filha e a filha dele. “Você tem coragem de me contar isso. E ainda diz que não contou aos seus filhos?”, questiona.
O ex-parlamentar também desmentiu qualquer irregularidade fiscal envolvendo a esposa de Priminho. “Basta consultar o CPF dela. Não tem débito nenhum na PGFN ou na Receita Federal”, garantiu.
José Riva ainda fez menção à sua irmã, identificada como Bambina, que também teria sido processada pela esposa de Priminho. “Uma das mulheres mais corretas que eu conheço”, defendeu.
Por fim, o ex-deputado lamentou o rompimento familiar e reforçou sua disposição em manter as portas abertas para o irmão, apesar dos conflitos. “Mesmo com tudo isso, eu quero te dizer: estou aqui. A sociedade juarense, o povo que conhece minha família, sabe que nós somos incapazes de fazer isso com alguém.”
A deputada estadual Janaína Riva, filha de José Riva e sobrinha de Priminho, ainda não se pronunciou oficialmente sobre as acusações.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27