Tratativas com empresas
Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
Política | 21 de Julho de 2025 as 08h 11min
Fonte: Gazeta Digital

O governador Mauro Mendes (União) afirmou, essa semana, que vê “chances reais” de que o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, receba voos internacionais regulares ainda este ano. Segundo o gestor, as articulações buscam mostrar para as companhias aéreas que o estado tem potencial econômico e demanda da população por novas rotas, inclusive para destinos no exterior.
“As chances são reais, potencial nós temos para isso. Mas isso depende não só do governo. É um diálogo constante que nós estamos fazendo com estas companhias para termos esse voo internacional, já que temos um aeroporto em condições de receber voos internacionais”, afirmou o governador.
Apesar de ter se tornado internacional em 1996, o terminal nunca consolidou uma linha direta com outros países. Desde o fim do ano passado, o aeroporto concluiu seu processo de internacionalização permanente. De acordo com a Centro-Oeste Airports (COA), concessionária que administra o Marechal Rondon, o terminal está “totalmente apto a receber voos internacionais comerciais”. O impasse, no entanto, está em convencer as companhias aéreas a investirem em rotas regulares.Recentemente, o aeroporto recebeu o primeiro voo internacional com uma aeronave de grande porte, um Boeing 757-200, em operação privada. Mauro Mendes, por sua vez, destacou o crescimento econômico de Mato Grosso como trunfo na negociação com as companhias aéreas. Para o chefe do Executivo, dados mostram o interesse do público e a rentabilidade de rotas partindo do Estado.
“Mato Grosso tem demonstrado sua força econômica. A população tem agregado renda e capacidade de consumir, um dos exemplos é a compra de passagens aéreas. O show do Guns N’ Roses, por exemplo, que aqui foi onde os ingressos se esgotaram mais rápido. Isso demonstra que é um bom negócio para as companhias manterem e ampliarem as linhas. Algumas inclusive têm taxa de ocupação maior que a média nacional”, completou.Em contrapartida, o gestor reconheceu que o setor aéreo ainda enfrenta dificuldades, especialmente diante da crise enfrentada por grandes operadoras em processo de recuperação judicial e ajustes de custos. “O governo está criando empatia e negociando para manterem ou ampliem suas operações aqui”, disse.
Azul suspende e lança rotas
Enquanto negocia voos internacionais, o Marechal Rondon vê oscilações no mercado doméstico. A Azul Linhas Aéreas suspendeu recentemente o trecho direto entre Cuiabá e Alta Floresta, além de outras rotas com saída da capital mato-grossense para Campo Grande (MS), Maceió (AL), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Curitiba (PR).Por outro lado, a companhia anunciou novos voos diretos entre Cuiabá e Sorriso, a 420 km da capital. A venda de passagens foi iniciada no dia 11 de julho e os primeiros voos decolam em 4 de agosto. As decolagens de Cuiabá ocorrem às 12h45, com chegada em Sorriso às 13h55. No sentido contrário, os voos saem às 14h35, pousando às 15h45 em Várzea Grande.
A Latam também ampliou o número de voos entre Cuiabá de Brasília de 7 para 14 decolagens semanais. Os novos horários entram em vigor em agosto.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27