Eleições 2026
Câmara vota urgência de projeto que cria mais uma vaga de deputado federal para MT
Os deputados têm até o dia 30 de junho para revisar o número de parlamentares por estado na Câmara
Política | 06 de Maio de 2025 as 07h 30min
Fonte: Repórter MT

A Câmara dos Deputados vota, nesta segunda-feira (5), um requerimento de urgência para acelerar o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 177, de 2023, que amplia o número de deputados federais. Caso a medida seja aprovada, Mato Grosso terá mais um parlamentar em Brasília, já a partir da próxima eleição.
O projeto é uma resposta da Câmara à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso atualize a distribuição de cadeiras com base nos dados do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.
Entretanto, a decisão do STF determina que a Casa continue com 513 vagas. Ou seja, o Congresso teria de ampliar bancadas em estados que tiveram aumento de população e, na mesma medida, reduzir as cadeiras dos que perderam população.
Os deputados têm até o dia 30 de junho para revisar o número de parlamentares por estado na Câmara, com base nos dados populacionais mais atualizados.
Se a proposta não for aprovada pelo Congresso até o prazo estipulado pelo STF, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentar o tema por meio de uma resolução.
Atualmente Mato Grosso possui oito deputados que são: José Medeiros, Nelson Barbudo, Coronel Assis, Coronel Fernanda, Emanuelzinho, Gisela Simona, Rodrigo da Zaeli e Juarez Costa.
Além de Mato Grosso, outros seis Estados ganharão novos representantes, como é o caso de Santa Catarina, que terá mais quatro cadeiras na Câmara, Amazonas mais duas, Ceará, Goiás e Minas Gerais, mais um deputado, cada.
Já outros Estados perderão número de representantes na Casa, que é o exemplo do Rio de Janeiro, que perderá quatro vagas, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba e Bahia perdem dois deputados, cada. Já Pernambuco e Alagoas perdem uma vaga, cada um.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27