Em pauta
ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
Política | 20 de Agosto de 2025 as 15h 08min
Fonte: Unica News

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) está pronta para votar um projeto de lei que propõe a redução de 30% no valor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) cobrado sobre o abate de vacas.
A medida, uma articulação do governador Mauro Mendes e do líder do governo na ALMT, deputado Dilmar Dal'Bosco, é vista como uma correção histórica que beneficia o setor pecuário, o maior do país.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, confirmou nesta quarta-feira (20) a participação da Casa nas discussões.
"Existe uma diferença de preço. Você não vende a vaca pelo mesmo preço que vende o boi. O produtor estava com prejuízo porque estava pagando o mesmo imposto", explicou o deputado, ressaltando que o projeto é uma demanda antiga do setor.
A proposta foi articulada junto ao governo do estado e a aprovação é esperada ainda hoje. Russi assegurou que o projeto não tem relação com o "tarifasso" e é apenas um ajuste necessário para corrigir a desvantagem dos produtores.
A proposta é um reconhecimento de um estudo técnico que comprovou a diferença de mercado entre os animais. De acordo com o deputado Dilmar Dal'Bosco, a medida faz justiça à realidade do setor, já que as fêmeas costumam ter cerca de 30% menos peso de carcaça, o que diminui seu valor de venda.
Vilmondes Tomain, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), destacou que a redução corrige uma distorção de duas décadas, e que a aprovação da proposta é uma "conquista histórica" para a pecuária mato-grossense.
O projeto de lei, que será votado pelos deputados, é considerado um ajuste que beneficia os produtores e não tem relação com o recente aumento de impostos no estado.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27