Estupro
Investigação contra ex-vereador descobre mais 2 professores ligados a crimes sexuais
Suspeitos tem 49 e 53 anos
Polícia | 17 de Outubro de 2025 as 08h 17min
Fonte: G1

Mais dois professores de um colégio estadual de Irati, na região central do Paraná, foram afastados da função por serem suspeitos de cometer crimes sexuais contra alunos. As informações são do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que afirma que um deles tem 53 anos e é concursado, e o outro possui 49 anos e entrou na rede de educação temporariamente, por um Processo Seletivo Simplificado (PSS).
O caso está sob sigilo de Justiça, e os nomes dos professores não foram revelados. O g1 tenta identificar as defesas deles. O Ministério Público destaca que os crimes de ambos foram descobertos durante os depoimentos dados por crianças e adolescentes nas investigações contra Helio de Mello, que era vereador da cidade e professor da mesma escola até ser denunciado por estuprar estudantes.
Atualmente, ele está preso e é réu na Justiça por seis crimes. A irmã dele, que era diretora do colégio, também foi denunciada acusada de omissão em casos de assédio sexual e favorecimento de exploração sexual de adolescentes.
"Os relatos sobre as possíveis condutas ilícitas [dos outros professores] chegaram ao MP-PR a partir de depoimentos colhidos em escuta especializada realizada por uma força-tarefa composta pela Promotoria, o Conselho Tutelar, as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, o Núcleo Regional de Educação e a Delegacia de Polícia Civil", explica o órgão.
Segundo o MP-PR, os dois professores estão sendo investigados por comentários de cunho sexual, utilização de vocabulário inadequado e toques físicos injustificáveis durante as aulas que ministravam - o que, para a promotoria, configura violações à integridade física, emocional e psíquica de diversos estudantes.
"Ao requerer o afastamento dos professores do ambiente escolar, a Promotoria de Justiça demonstrou que os investigados se utilizariam das funções que exerciam para constranger e violar a integridade sexual, psíquica e moral das adolescentes. Com a ordem judicial, os dois estão impedidos de frequentar quaisquer unidades escolares estaduais até a conclusão das investigações e de estabelecer qualquer contato com alunos", explica o Ministério Público.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seed-PR) confirmou que os docentes foram afastados e destacou que a medida, de caráter cautelar, permanecerá em vigor até a conclusão das investigações.
Notícias dos Poderes
Corpo de jovem morto à tiros é localizado em vala de escoamento de água em Sinop
Caso é investigado pela Polícia Civil
23 de Outubro de 2025 as 08h26Menina de 16 anos é achada morta boiando em rio de MT
Polícia Civil investiga o caso
23 de Outubro de 2025 as 05h57Grávida de oito meses é presa após esfaquear companheiro em conveniência
Mulher de 33 anos atacou o marido com um canivete após encontrá-lo com outra mulher; vítima segue internada.
23 de Outubro de 2025 as 05h46Assassinato de condutor por aplicativo mobiliza redes sociais
22 de Outubro de 2025 as 20h55Abusador é preso após agredir e tocar seios de adolescente em ponto de ônibus em Cuiabá
23 de Outubro de 2025 as 07h25Operação que apura venda de bebidas adulteradas apreende 60 garrafas de whisky em MT
23 de Outubro de 2025 as 07h46Mulher é presa por maus-tratos a pitbull em MT
Animal precisou de atendimento veterinário
22 de Outubro de 2025 as 17h53100 pessoas foram presas por furto de energia em Mato Grosso em 2025
A participação da população tem sido fundamental para o combate a esse crime
22 de Outubro de 2025 as 15h27