Abuso de poder
TJ investiga juíza por expedir mandado contra mulher que denunciou seu marido PM
Geral | 08 de Outubro de 2025 as 16h 01min
Fonte: O documento

Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso abriu uma apuração preliminar contra a juíza Raiane Santos Arteman Dall’Acqua, após o Ministério Público Estadual (MPE) acusá-la de abuso de poder.
A magistrada teria autorizado uma busca e apreensão contra uma mulher que alega ter sido estuprada e assediada pelo marido da juíza, o tenente-coronel Alexandre José Dall’Acqua, ex-comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Juína (735 km de Cuiabá).
Segundo o MPE, a juíza expediu o mandado em 3 de outubro, autorizando a Polícia Civil a recolher filmagens e folhas de ponto da empresa onde a vítima trabalha. A justificativa seria verificar se ela atuava em empresa privada durante o estágio na PM. O pedido foi apresentado e deferido em pouco mais de uma hora, o que o Ministério Público classificou como “abuso de poder judicial” e “violência de gênero praticada com uso do aparato estatal”.
O órgão sustenta que a magistrada deveria ter se declarado impedida, já que o caso envolvia diretamente o marido dela, investigado por crimes sexuais contra a mesma mulher.
Em nota, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) informou que o corregedor-geral, desembargador José Luiz Leite Lindote, determinou a abertura da apuração mesmo sem representação formal, em razão das notícias veiculadas na imprensa e publicações em redes sociais.
O procedimento tramitará em sigilo, conforme prevê a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (LOMAN), “para proteger a honra e a dignidade da magistrada durante a investigação”, informou o TJ.
Caso de estupro
A vítima era estagiária da Polícia Militar em Juína e relatou ter sido estuprada e assediada por Alexandre Dall’Acqua enquanto ele chefiava o batalhão. O militar chegou a ser preso durante as investigações, mas foi solto em setembro de 2025.
Após a soltura, o ex-comandante teria entrado em contato com o empregador da vítima, o que gerou medo e sensação de perseguição, segundo O MPE. A situação se agravou com o cumprimento do mandado de busca expedido pela esposa dele.
Diante do que classificou como uma “situação de risco evidente”, o Ministério Público pediu medidas protetivas de urgência contra Alexandre e Raiane Dall’Acqua.
O pedido inclui: suspensão do porte e posse de armas; proibição de contato e aproximação da vítima e testemunhas em um raio de 200 metros; e participação obrigatória em programas de reeducação e acompanhamento psicossocial voltados ao combate da violência de gênero.
O Juízo da Comarca de Juína será responsável por decidir sobre a concessão das medidas protetivas solicitadas.
Leia a nota do TJ:
Até o momento, a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso não recebeu qualquer representação formal referente à conduta de qualquer magistrada. Contudo, diante das notícias veiculadas na imprensa e das publicações em redes sociais que chegaram ao conhecimento do órgão, o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, determinou a abertura de procedimento preliminar para apurar o caso.
A Corregedoria esclarece que a LOMAN (Lei Orgânica da Magistratura Nacional) estabelece, em seu artigo 54, que todo procedimento administrativo instaurado contra magistrado tramitará em sigilo. A medida tem como finalidade proteger a dignidade e a honra do juiz, permitindo que o processo administrativo seja conduzido sem exposição indevida e garantindo, ao mesmo tempo, a regular apuração dos fatos.
Notícias dos Poderes
Frota de veículos em MT cresce o dobro da média nacional
23 de Outubro de 2025 as 09h50Avião de pequeno porte cai e explode causando duas mortes
Aeronave perdeu altitude e colidiu contra o solo
23 de Outubro de 2025 as 05h53Criança de 11 anos é atropelada em faixa de pedestre
Menina atravessava de bicicleta quando foi atingida por um carro
23 de Outubro de 2025 as 05h49Leão foge pelo teto de caminhão em movimento e cena surpreende motorista
Animal sedado escapou por uma escotilha durante transporte no Noroeste da África do Sul. As autoridades ainda investigam o motivo da falha de segurança
23 de Outubro de 2025 as 06h32Nova lei do ISSQN da construção civil prevê redução na alíquota e desconto de até 38% em Sinop
22 de Outubro de 2025 as 20h08Secretário destaca a pujança de Sinop e a importância da região norte ao anunciar investimentos milionários à educação
22 de Outubro de 2025 as 20h06Mensagens de empresário e lobista abrem novos flancos em inquérito sobre venda de decisões no STJ
Pivô das investigações cumpre prisão domiciliar em Primavera
22 de Outubro de 2025 as 15h31Sortudo azarado: homem morre envenenado após encontrar cigarro de maconha e declarar que é seu 'dia de sorte'
Avó do homem que morreu por envenenamento acidental de fentanil criou uma campanha para conscientizar sobre os riscos do uso da substância
22 de Outubro de 2025 as 13h21