Aumento das temperaturas
Mosquitos são vistos pela primeira vez na Islândia: 'A fortaleza caiu'
Agora, só a Antártica permanece livre desses insetos transmissores de várias doenças
Geral | 22 de Outubro de 2025 as 07h 00min
Fonte: Extra Globo

Pela primeira vez, mosquitos foram descobertos na Islândia. O aumento das temperaturas torna o país congelado mais hospitaleiro para os mosquitos.
A idílica ilha escandinava era anteriormente o único país do planeta onde os mosquitos não estavam presentes, informou o jornal britânico "Guardian". Agora, a única região livre desses insetos, capazes de transmitir várias doenças, é a Antártica.
Os mosquitos foram identificados por Björn Hjaltason, um entusiasta da ciência que publicou uma sinopse sobre a "invasão" no grupo do Facebook "Insetos na Islândia".
Björn alertou que "a última fortaleza caiu", referindo-se ao histórico da Islândia de ser completamente inóspita para os insetos.
"Ao anoitecer de 16 de outubro, avistei um inseto numa fita de vinho tinto (uma armadilha usada para atrair mariposas)", disse Björn, segundo o "Iceland Review". “Suspeitei imediatamente do que estava acontecendo e rapidamente o coletei. Era uma fêmea", acrescentou.
"Três deles vieram direto para o meu jardim; provavelmente havia mais", acrescentou o islandês, de acordo com o Iceland "Monitor".
Björn enviou então os insetos capturados para Matthías Alfreðsson, entomologista do Instituto de Ciências Naturais da Islândia, que confirmou que se tratava de mosquitos da espécie Culiseta annulata.
Especialistas já alertavam havia algum tempo sobre a possibilidade de esses insetos se estabelecerem no país devido à existência de habitats favoráveis para reprodução, como pântanos e lagoas. O aumento das temperaturas na Islândia tem sido alarmante, com uma taxa de aquecimento quatro vezes superior à média do restante do Hemisfério Norte.
Apesar da descoberta, muitas espécies de mosquitos podem não resistir às rigorosas condições climáticas locais.
Não está claro como os mosquitos chegaram ao deserto congelado da Islândia. Björn suspeita que eles possam ter vindo de Grundartangi, um centro industrial onde "as coisas geralmente chegam em navios e contêineres".
Globalmente, o aumento da temperatura tem facilitado a proliferação de diversas espécies de mosquitos. Recentemente, no Reino Unido, foram encontrados ovos do Aedes aegypti e do Aedes albopictus. Essas espécies invasivas são conhecidas por serem vetores de doenças tropicais como dengue, chikungunya e o vírus da zika.
Notícias dos Poderes
Frota de veículos em MT cresce o dobro da média nacional
23 de Outubro de 2025 as 09h50Avião de pequeno porte cai e explode causando duas mortes
Aeronave perdeu altitude e colidiu contra o solo
23 de Outubro de 2025 as 05h53Criança de 11 anos é atropelada em faixa de pedestre
Menina atravessava de bicicleta quando foi atingida por um carro
23 de Outubro de 2025 as 05h49Leão foge pelo teto de caminhão em movimento e cena surpreende motorista
Animal sedado escapou por uma escotilha durante transporte no Noroeste da África do Sul. As autoridades ainda investigam o motivo da falha de segurança
23 de Outubro de 2025 as 06h32Nova lei do ISSQN da construção civil prevê redução na alíquota e desconto de até 38% em Sinop
22 de Outubro de 2025 as 20h08Secretário destaca a pujança de Sinop e a importância da região norte ao anunciar investimentos milionários à educação
22 de Outubro de 2025 as 20h06Mensagens de empresário e lobista abrem novos flancos em inquérito sobre venda de decisões no STJ
Pivô das investigações cumpre prisão domiciliar em Primavera
22 de Outubro de 2025 as 15h31Sortudo azarado: homem morre envenenado após encontrar cigarro de maconha e declarar que é seu 'dia de sorte'
Avó do homem que morreu por envenenamento acidental de fentanil criou uma campanha para conscientizar sobre os riscos do uso da substância
22 de Outubro de 2025 as 13h21