Sinop
Documentário ‘Expedição Xingu’ tem pré-estreia para convidados nesta terça (07), no Cine Center
Produção retrata ação de médicos, acadêmicos e voluntários na rotina da expedição, revelando troca de saberes, respeito à ancestralidade e o aprendizado humano, que vai além da medicina
Geral | 06 de Outubro de 2025 as 11h 01min
Fonte: Nara Vendrame - BW Comunica

Nesta terça-feira, 07 de outubro, às 19h, o Cine Center, anexo ao Machado Supercenter, recebe a pré-estreia do documentário “Expedição Xingu”, que retrata a campanha realizada no primeiro semestre de 2025, em aldeias indígenas do Território Indígena do Xingu (MT), considerado a maior reserva do gênero no mundo. A exibição de lançamento será realizada somente para convidados.
O projeto teve início em 2017, quando o Cacique Raoni, preocupado com o avanço do alcoolismo em sua comunidade, procurou o médico, amigo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), psiquiatra Duarte Guerra. O encontro deu origem ao projeto “Expedição Xingu”, reunindo a força-tarefa de médicos e acadêmicos.
A médica pediatra e professora da UFMT, Anna Letícia Yanai, foi uma das primeiras a abraçar a ideia, seguida do oftalmologista e professor do curso de medicina da UFMT, Douglas Yanai, presenças que fortaleceram um movimento que cresce a cada edição.
No documentário, inclusive, são retratadas cenas desta relação de confiança e respeito construída entre caciques e a equipe médica.
Desde o início do projeto já foram realizadas dez expedições na reserva, que somam cerca de 3 mil atendimentos, entre consultas e procedimentos.
O número inclui tanto novos pacientes quanto o acompanhamento contínuo de indígenas já atendidos em diferentes edições, garantindo cuidado longitudinal.
As equipes visitaram aldeias como Mupa, Tuba Tuba, Aribaru, do povo Yudjá (Juruna) Piaraçu e Metuktire, do povo Mebêngôkre (Kayapó). A diversidade das comunidades atendidas faz da experiência uma rica troca de saberes, marcada pelo respeito às crenças, tradições e a ancestralidade indígena.
A expedição oferece serviços em especialidades como oftalmologia, pediatria, clínica médica - incluindo doenças crônicas como hipertensão e diabetes , neurologia, psiquiatria e odontologia.
O trabalho médico depende de um esforço coletivo de voluntários, que ajudam a carregar caixas e equipamentos, cozinham, transportam mantimentos, enfrentam vans que encalham em estradas de terra e lidam com chuvas que dificultam o trajeto.
É um aprendizado prático e de vida, que ensina solidariedade, disciplina e trabalho em equipe.
“A Expedição Xingu não é apenas um projeto de saúde, mas de humanidade. Nossos alunos aprendem a respeitar culturas diferentes e a praticar uma medicina baseada no exame clínico, no olhar e no cuidado direto com o paciente, mas também aprendem a partilhar tudo, a ajudar em todos os detalhes, desde carregar equipamentos até cozinhar. É um universo de aprendizado tanto prático quanto humano”, destaca Dr. Douglas Yanai.
Para o Dr. Duarte Guerra, o documentário torna evidente que o projeto vai além dos atendimentos médicos.
“Com dedicação, força de vontade e desejo genuíno de ajudar o próximo é possível transformar realidades que parecem distantes. Esse documentário mostra que produzir saúde vai além da medicina, é também construir pontes entre mundos diferentes.”
O Cacique Megaron Txucarramãe reforça a relevância da realização da expedição.
“Os médicos são sempre bem-vindos. A presença deles fortalece a saúde do nosso povo.”
Entre longas viagens de mais de 12 horas por estradas de chão e até duas horas de barco, a produção mostra os desafios da logística, a hospitalidade das aldeias e momentos de lazer, como partidas de futebol entre indígenas e voluntários.
“Eles são muito bons de bola. Gostam tanto que improvisam bolas amarrando pedaços de pano, e a alegria é a mesma, como se fosse uma bola oficial”, recorda o então acadêmico, na época, e agora médico, Vinicius Mattar.
Mais do que registros médicos, o documentário apresenta a experiência transformadora de quem participa.
“O território é incrível, parece que o tempo corre diferente por lá. Nunca saímos iguais. Ajudamos, atendemos, mas também saímos transformados”, conclui Vinicius.
A pré-estreia do “Expedição Xingu” será um encontro para celebrar a saúde indígena, a amizade entre povos e o poder transformador da solidariedade.
Notícias dos Poderes
Frota de veículos em MT cresce o dobro da média nacional
23 de Outubro de 2025 as 09h50Avião de pequeno porte cai e explode causando duas mortes
Aeronave perdeu altitude e colidiu contra o solo
23 de Outubro de 2025 as 05h53Criança de 11 anos é atropelada em faixa de pedestre
Menina atravessava de bicicleta quando foi atingida por um carro
23 de Outubro de 2025 as 05h49Leão foge pelo teto de caminhão em movimento e cena surpreende motorista
Animal sedado escapou por uma escotilha durante transporte no Noroeste da África do Sul. As autoridades ainda investigam o motivo da falha de segurança
23 de Outubro de 2025 as 06h32Nova lei do ISSQN da construção civil prevê redução na alíquota e desconto de até 38% em Sinop
22 de Outubro de 2025 as 20h08Secretário destaca a pujança de Sinop e a importância da região norte ao anunciar investimentos milionários à educação
22 de Outubro de 2025 as 20h06Mensagens de empresário e lobista abrem novos flancos em inquérito sobre venda de decisões no STJ
Pivô das investigações cumpre prisão domiciliar em Primavera
22 de Outubro de 2025 as 15h31Sortudo azarado: homem morre envenenado após encontrar cigarro de maconha e declarar que é seu 'dia de sorte'
Avó do homem que morreu por envenenamento acidental de fentanil criou uma campanha para conscientizar sobre os riscos do uso da substância
22 de Outubro de 2025 as 13h21